quinta-feira, 7 de março de 2013

Inaugurado o MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro

Dia 1º de Março foi inaugurado o Museu de Arte do Rio de Janeiro, o Museu MAR, é o primeiro projeto de revitalização da zona portuária a sair do papel. Instalado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário. 

O projeto arquitetônico do MAR é do escritório carioca Bernardes + Jacobsen. O complexo do museu engloba 15 mil metros quadrados e inclui oito salas de exposições e cerca de 2.400 metros quadrados, divididos em quatro andares; a Escola do Olhar e áreas de apoio técnico e de recepção, além de serviços ao público.
A arquitetura segue a proposta de que o MAR seja um só, mesmo havendo diferentes funções para os edifícios. O espaço de exposições será a construção neoclássica — também conhecida como Palacete Mauá —, sem uso por mais de dez anos, e a Escola do Olhar ocupará o prédio modernista — cedido pelo governo do estado —, onde funcionava um hospital da Polícia Civil. 


Dois vãos no interior do museu — um entre os andares inferiores, o outro entre os superiores — permitirão a exibição de peças monumentais, de até dez metros de altura. Mas, antes de conhecer as exposições, o visitante precisará passar pela Escola do Olhar.
Entrando por um vão entre as duas construções, ele poderá chegar aos pilotis do edifício dos anos 40, onde elevadores de alta velocidade irão diretamente ao terraço. Ali, poderá escolher entre percorrer uma passarela para ir ao museu ou descer à escola, que terá áreas fechadas, como salas de ensino, e outras abertas, propícias ao encontro. O movimento das pessoas aparece, dando um ar mais relaxado, carioca, que rompe os parâmetros do que seja um museu sério.

O MAR recebe visitas de terça à sexta: 10h às 17h; sábados, domingos e feriados: 10h às 17h. O valor das entradas são de R$ 8 (meia R$ 4) e gratuitas às terças-feiras.

Créditos:

Escritório: Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Autor: Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Thiago Bernardes
Arquiteto Coordenador: José Luis Canal, Ricardo Castello Branco
Construção (Construction) : Concrejato
Interiores: Eza Viegas - Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Equipe (Interiores): Isabel Beloniel
Paisagismo: Burle Marx e Cia ltda.
Iluminação: Franco + Fortes – Lighting Design
3D / animações: Metro ao Cubo

Fonte: www.jacobsenarquitetura.com
          www.museumar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário