domingo, 19 de janeiro de 2014

A Casa Heineken México

Situada num casarão da região de Polanco na Cidade do México, a casa é um patrimônio histórico pelo Instituto Nacional de Belas Artes mexicano (INBA), Cuauhtémoc Moctezuma Heineken México encomendou através de um concurso o projeto do Heineken Bar House e Escritórios Corporativos. Este projeto tem como objetivo principal proteger a casa e seus elementos arquitetônicos originais, incorporado num projeto contemporâneo à presença da marca e a criação de espaços de escritórios e o Bar House para convidados especiais e demontrações.


O interior é acessado por uma comporta com elementos que evocam a marca. Foram utilizados vidros verdes, cobertura suspensa de painéis de alumínio em vermelho, alguns detalhes em preto e clarabóias - que mostram o produto de maneira infinita - suspensas de um grande vidro que deixa ver o balcão do bar, destaque do lounge.



Até o acesso do terraço, dois espaços são ladeados unidos por um elemento-destaque de vidro luminoso de cor âmbar.



No centro, está um pendente formado por garrafas do produto que caem como uma chuva sobre um banco vermelho em forma de estrela emblema da marca.


As áreas de trabalho, também com mobiliário de Herman Miller, mostram em suas paredes marcas tanto atuais como vintage com telas de cristal suspensas em quadros impressas, o que confere caráter aconchegante ao espaço.


Os escritórios particulares possuem o teto negro perfurado por onde foi instalada a iluminação. O mobiliário sóbrio e simples é assinado por Herman Miller, e possui grande eficiência: uma mesa de trabalho central e móveis encostados nas paredes para o trabalho pessoal. Os pisos foram cobertos por um tapete amarelo a simular um piso que contrasta com branco-areia das paredes, e acaba por evocar a espuma da cerveja. As portas de acesso são em vidro com acabamento difuso para dar caráter de semi-privacidade mas também de controle. As janelas também possuem persianas do piso ao teto.




Os banheiros estão ambientados de maneira temática. O masculino, com iluminação em tons verdes que emana de uma cobertura suspensa de painéis de alumínio em cobre e as divisórias dos banheiros estampam imagens da planta de lúpulo, ingrediente essencial da cerveja. No banheiro faminino, a iluminação é em tons de âmbar, com as divisórias impressas as imagens da cevada.



Arquitetos: Art Arquitectos
Localização: Cidade do México, México
Arquiteto Responsável: Antonio Rueda
Colaboração Conceito Do Bar: Ferry A. Tabelling, Menno Rombach
Mobiliário Especial: Boomerang Btl Services
Projeto Luminotécnico: Noriegga Iluminadores Arquitectónicos Mexicanos
Área: 1300 m²
Ano Do Projeto: 2011
Fotografias: Paul Czitrom

Nenhum comentário:

Postar um comentário