quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Preciosa Contemporaneidade: o Aço




Os mais entusiastas referem-se a ele como "o ouro arquitetônico" e dizem que o material resgatou a arquitetura moderna de seu declínio. Comparação exagerada ou não, o aço desperta mais e mais adeptos no Brasil, onde o metal ainda não é muito explorado.

Um rápido olhar sobre algumas referências arquitetônicas da atualidade é o suficiente para perceber o caráter contemporâneo do aço. Esse metal aparece definindo e materializando as formas do Centro Georges Pompidou (França), do Estádio Olímpico de Helsinque (Finlândia), da Pirâmide do Louvre (França), do Museu de Bilbao (Espanha) e das Torres Petronas (Malásia). Só para citar algumas obras de expressão.

Estética e Funcionalidade


A Estação Oriente, em Lisboa, Portugal, obra do consagrado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, é um belo exemplo de como o aço bem usado transforma-se em "ouro". A riqueza e a clareza estrutural das coberturas dos estacionamentos, que se ligam à galeria central de acesso e desembocam na gare principal que cobre as estações dos trens, evidenciam o metal como elemento articulador dos espaços, demarcando a conjunção das formas.





 


Utilização do aço em uma obra pode unir o útil ao agradável:

Dentre as vantagens que o aço oferece está a possibilidade de se trabalhar em várias frentes de serviços simultaneamente e a facilidade das ocorrências de chuvas não afetarem a montagem da estrutura, além de possibilitar a arquitetos, engenheiros e construtores soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Na construção civil, o aço pode ser utilizado de duas maneiras: base montada com componentes de aço ou para compor a estrutura de concreto armado.
A redução do tempo de construção, a racionalização no uso de materiais, mão de obra e o aumento de produtividade se tornaram fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento que utiliza o produto.
O aço permite maior liberdade no projeto arquitetônico, maior flexibilidade para reformas, como a compatibilidade com outros materiais, adaptações, ampliações e menor carga nas fundações.

Confira algumas obras com a presença do aço:


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário